Médicos importados serão isentos da prova de validação

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, divulgou que há necessidade de importar médicos para atuar em áreas carentes do Brasil. A possibilidade que está sendo estudada inclui Espanha, Portugal e Cuba como países em potencial para exportar médicos que atuem sem a necessidade do exame de validação do curso. O Ministério da Saúde informou que, na última década, o Brasil abriu 124 mil postos de trabalho, mas formou apenas 93 mil médicos.

Parte dos 6 mil médicos cubanos solicitados pelo Brasil 
são formados na Escola Latinoamericana de Medicina.
Segundo o diretor administrativo do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), João Gouveia, os representantes da categoria no Brasil já se posicionaram a favor da vinda desses novos profissionais, mas são contra a isenção do processo de convalidação do curso. “Trazer médicos de outros países sem atestar sua qualificação é submeter a população ao risco de ser atendido por pessoas de formação duvidosa”, alega Gouveia.

Os estudantes no exterior também apoiam o projeto do Ministério da Saúde, mas desaprovam a possibilidade da revalidação do diploma ser negligenciada. Felipe Sulger estuda medicina na Bolívia e acredita que há um preconceito por parte da mídia e do Conselho Regional dos Médicos do Brasil por perderem muitos alunos para os países vizinhos. Porém, Sulger admite que o curso no exterior apresenta falhas. “Estudo em um país de baixo nível acadêmico e recursos financeiros, então a questão a ser debatida é que tipo de profissional está sendo formado”, lamenta.

Para o ministro da Saúde, não há necessidade da validação do curso, pois esses reforços só poderão atuar em locais escolhidos pelo governo e pelo tempo máximo de três anos. A importação de médicos é considerada favorável pela facilidade com o idioma, a alta qualidade na formação e a crise econômica que as nações ibéricas estão enfrentando. Na Espanha, há cerca de 20 mil profissionais da área desempregados.

Em 2012, a prova de revalidação do curso de medicina reprovou mais de 90% dos estudantes, incluindo os candidatos dos países de onde serão importados novos profissionais.

Karine Dias

Tags: , , , , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia