Mais da metade das pessoas com glaucoma não conhece a doença

Uma pesquisa divulgada em 27 de maio, feita em parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Thomas Jefferson University, dos EUA, revelou que a maior parte dos pacientes portadores de glaucoma não tem conhecimento da doença. Os pesquisadores entrevistaram 280 pessoas, entre brasileiros e estadunidenses, e fizeram perguntas a respeito das principais características da enfermidade. 44% dos norte-americanos entrevistados não souberam responder adequadamente. No Brasil o resultado foi ainda pior, 54% dos afetados não tem ideia do que se trata a doença. No domingo anterior à divulgação da pesquisa, 26, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

54% dos afetados no Brasil não sabem do que se trata a doença.
  Foto: Creative Commons.
Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, o problema pode ser caracterizado como uma consequência da elevação acima do normal da pressão sanguínea dentro do nervo óptico. Essa alteração pode comprometer o campo visual e, se não houver tratamento, o glaucoma pode levar à cegueira. A doença é apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como sendo a segunda maior causa de deficiência visual no mundo.

De acordo com o médico oftalmologista Alberto Betinjane, não existe uma causa definida para a doença. “De alguma maneira a área de drenagem dos líquidos que circulam no globo ocular deixa de funcionar adequadamente, e o líquido fica represado dentro do nervo óptico causando a elevação da pressão”, explica.

O médico também alerta que o glaucoma é uma doença que não apresenta sinais. “No tipo mais comum, o glaucoma de ângulo aberto, não há sintomas. A pessoa não percebe que a doença está progredindo”, informa. O especialista também disse que o diagnóstico só pode ser feito através de exame de rotina.

Outro dado apresentado pela pesquisa foi de que 30% dos americanos entrevistados não sabiam explicar o porquê de estarem tomando os medicamentos.  No Brasil, 80% não sabiam quais são os valores de pressão sanguínea ideal para o olho.
No mesmo dia foi divulgado o resultado de outra pesquisa feita pelo Ibope sobre o mesmo assunto. Nela foi apontado que cerca de 50 milhões de brasileiros nunca foram ao oftalmologista. Segundo os dados dessa pesquisa, cerca de um milhão de brasileiros têm a doença.

Por Douglas Pessoa
Tags: , , , ,

Sobre a ABJ

A ABJ é a agência júnior de jornalismo do curso de Comunicação Social do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

0 comentários

Comente Esta Notícia